No rescaldo das chamas ateadas com LARAY, celebrámos ainda em ZHA! com uma festinha no dia 17 de julho, no Auditório da Junta de Freguesia de Campanhã.
De momento em momento, de encontro em encontro, ZHA! tem sido em cheio! Em jeito de fim de ciclo (sim, porque em setembro arrancamos para a reta final que culmina com um evento de final de ano e remate de projeto no Batalha Centro de Cinema, para o lançamento do documentário de Vasco Mendes e duas rodas de conversas com convidados especiais), lembramos alguns momentos marcantes de partilha pública de ZHA!
No dia 8 de abril – dia Internacional da Pessoa Cigana – estivemos no Batalha Centro de Cinema a lançar o nosso álbum É a nossa vez!, num formato Listening Party onde pudemos partilhar com o grande público da cidade do Porto 8 músicas originais e assistir no grande écran 3 memoráveis videoclipes, para além das experiências de vida, inquietações e desejos para o presente e para o futuro que se foram desvelando numa bonita e comovente conversa moderada pela Vanessa Ribeiro Rodrigues. No início de junho, dias 6 e 7, estivemos no Grande Auditório do Rivoli Teatro Municipal do Porto, com o nosso espectáculo LARAY – uma grande festa intergeracional e intercultural, onde o Encontro revelou que o que nos une é muito mais do que o que nos separa. E não passou despercebido o dia 24 de junho que, para além de festejar o S. João, também celebra o Dia Nacional da Pessoa Cigana.
Mas a vida acontece todos os dias. E, por isso, voltámos a reunir artistas ciganos e não-ciganos, crianças, jovens e adultos, famílias e comunidades, educadores sociais e parceiros – a grande família ZHA! – para a distribuição de certificados de participação, o visionamento de alguns momentos que integram o registo audiovisual do espectáculo LARAY, uma pequena exposição de fotografias que registam o olhar do Gonçalo Costa, aluno do Instituto Português de Fotografia que acompanhou o projeto desde abril.
E agora… o verão!